top of page

Talentos
Femininos

Quando falamos em Employee Experience podemos ampliar a discussão de responsabilidades pela construção, manutenção e facilitação de jornadas para além das organizações. Nem todas as empresas possuem acesso a bancos de talentos já consolidados  ou conseguem suprir “carências” de formação e preparo de candidatas para aumento da participação feminina nos quadros de colaboradores. Para que exista realmente inclusão, soluções podem ser criadas fora das organizações e podemos atuar em parceria, gerando impacto positivo. Há um vasto campo a ser explorado e melhorado. O Talentos Femininos foi criado para construir pontes.

[+ acessar o webapp]

O que é:

App de visibilidade das profissionais da Rede Despertar - Mulheres em Comunicação | Empatia Criativa. Facilita o processo de triagem e ações afirmativas para as organizações.

De onde partiu? (problema inicial)

Era necessário resolver a sobrecarga de atendimento humano via Whatsapp com solicitação de indicações de profissionais da rede e com cadastramento de profissionais, automatizando o processo. No início, eu, principal responsável pelos atendimentos e cadastros, achei que seria um chatbot, mas as pesquisas trouxeram outros dados mais relevantes que além do App, geraram outras frentes de negócios e atuação.

Imagem3.png

Descoberta (condução de pesquisa* durante 6 meses com 864 profissionais + 20 empresas contratantes)

  1. As participantes não tinham um espaço dentro da nossa plataforma para tornar seus perfis visíveis e outras plataformas foram definidas como “frias” e distantes da realidade das mulheres da nossa rede

  2. Contratantes não queriam acessar mais uma planilha de excel que logo ficava desatualizada. 

  3. As interfaces para busca nunca eram amigáveis ou de fácil cadastramento ou uso

  4. Mulheres em busca de emprego em comunicação possuiam poucas condições de pagar por plataformas de busca de empregos, mas pagariam se fosse algo muito personalizado e acessível. A média de tempo desempregadas ultrapassava os 6 meses quando iniciamos a pesquisa

  5. Contratantes enxergam valor na curadoria de talentos, mas não quando precisam e podem, eles mesmos triarem profissionais para equipes fixas. Contratam, entretanto, gerenciamento de projetos com freelancers, para garantirem entrega sem precisarem coordenar times inteiros de autônomos, sem vínculo [ver também case Freelas Empatia].

Definição

Após a condução e refinamento das ferramentas utilizadas, o time voluntário de UX que coordenei durante o processo, conseguiu identificar melhor os principais pontos de dores e no que a Empatia Criativa precisava se debruçar imediatamente para a construção de um MVP que cobrisse boa parte dos insights. Parte da solução seria a construção de uma plataforma de visibilidade para as profissionais, com os cadastros automatizados. Essa plataforma seria disponibilizada gratuitamente para contratantes e para profissionais. A monetização viria de outros "achados" apontados pela pesquisa.

Imagem12.png

Proposta de MVP: 

Criar uma interface simples e de baixo custo para testar a aceitação e propagação orgânica do app. 

Futuro (monetização):

  1. Oferecer serviços “colaterais” dentro do app de curadoria de talentos e gerenciamento de projetos com a contratação de profissionais da rede para empresas.

  2. Oferecer plano de assinatura (por pacotes) de recebimento de vagas premium (separadas por perfil), mentoria, revisão, construção e treinamento de apresentação pessoal (linkedin, cv e entrevistas) 

WhatsApp Image 2022-08-11 at 15.33_edited.jpg

Desenvolvimento

Desenvolvemos alguns protótipos de baixa resolução (rabiscoframes) para pensarmos qual seria a interface ideal. Fui responsável pelo desenvolvimento do protótipo de alta fidelidade, diretamente no Glide, em que pude conectar as planilhas de dados geradas pelos formulários de cadastramento. Essa é interface que ainda está em teste (MVP)

Iteração

Fase 1: por limitações da plataforma, precisei automatizar o cadastro das profissionais integrando Typeform com o Glide através do Integrate.io. Havia o custo tanto de manutenção do Glide, quanto do Typeform. Precisamos abrir um financiamento coletivo para manter o App em funcionamento

Fase 2: com atualizações e melhorias no Glide (a partir de janeiro de 2022), inseri novos campos no perfil das profissionais, como definição de status de disponibilidade que foram funcionalidades pensadas durante a imersão e diagnóstico, mas não puderam ser implementadas na primeira fase, pela limitação da plataforma. Ao mesmo tempo pudemos excluir a integração e os custos com o Typeform, sendo possível e mais simples o cadastro direto dentro da própria interface e não com um formulário externo.

talentos femininos_4x.png

Time voluntário de UX:

bottom of page