Business Design (com foco em estruturação de unidades de negócios ou áreas de Apresentações)
Uma área ou unidade de negócio naturalmente desenvolve rotinas e subculturas próprias, as quais necessitam operar de forma integrada com toda a organização. Para que uma nova implementação ocorra de maneira fluida, é preciso mais do que apenas qualidade técnica, talento, tutorias e treinamentos dos profissionais.
A estruturação requer uma abordagem simbiótica, levando em consideração operações, gestão de pessoas, experiências de aprendizagem, estratégia e criação.
Posso ajudar organizações a introduzir uma nova área ou unidade de negócios de maneira modular, de acordo com as necessidades e a capacidade de investimento da organização.
A jornada utiliza design thinking, métodos ágeis, tradicionais ou híbridos, design instrucional, experiências de aprendizagem, teoria U e Comunicação Não-Violenta (CNV).
Etapas
1
2
3
4
5
6
7
8
Entendimento das necessidades de negócios e alinhamento de expectativas
Entendimento da cultura organizacional e perfil comportamental das equipes principais e lideranças
Mapeamento de processos existentes, custos operacionais, identificação de gargalos e pontos de melhoria
Desenho de fluxo operacional otimizado que comporte as necessidades do negócio, as necessidades da nova área, junto a rituais que garantam o equilíbrio entre alta performance e bem-estar dos talentos a serem contratados
Desenho de matriz de competências e job descriptions dos cargos
Recrutamento de perfis adequados às necessidades da área, com foco em diversidade
Onboarding, ambientação, mapeamento de potenciais, e treinamento iniciais
Acompanhamento mensal de implementação dos rituais de área e ajustes (se necessários), durante 6 meses após estruturação
Entregas
EMPLOYER BRANDING, EMPLOYEE EXPERIENCE & COMUNICAÇÃO INTERNA
-
Imersão, escuta e entendimento das necessidades
-
Pesquisa de clima
-
Construção de EVP
-
Desenho ou revisão de jornada de colaboradores do onboarding ao offboarding
-
Criação de matriz de competências
-
Criação de rituais de relacionamento e desenvolvimento
-
Desenho dos fluxos operacionais, indicadores e métricas
-
Levantamento de necessidades, desenho e aplicação dos treinamentos técnicos e de cultura
-
Diretrizes para estabelecimento, desenvolvimento e manutenção de comunicação interna
-
Desenho de estratégia para ações e ativações
-
Plano de mentoria / tutoria
CUSTOMER EXPERIENCE (intersecção)
-
Imersão, escuta e entendimento das necessidades
-
Análise de mercado
-
Diagnóstico e caminhos possíveis
-
Desenho ou revisão de jornada de clientes
-
Desenho de estratégia para ações e ativações
-
Desenvolvimento e manutenção de campanhas e ações
-
Indicadores e métricas
Educação corporativa (detalhamento)
Uma organização que promove a cultura de aprendizado contínuo possui maiores chances de se manter competitiva, criativa e inovadora no mercado, ao mesmo tempo em que eleva os níveis de satisfação e felicidade entre os colaboradores.
Ao adotar metodologias ativas, os colaboradores deixam de ser simples receptores e passam a participar ativamente na construção do conhecimento coletivo, tornando o processo não apenas eficaz, mas também significativamente mais prazeroso.
Metodologia
Iniciando com uma compreensão aprofundada das condições tanto da empresa como das individualidades dos colaboradores e lideranças, o processo se estende até a implementação de rituais e monitoramento de métricas.
A cocriação pode ser acelerada ou não, dependendo das necessidades e disponibilidade da organização. Esse enfoque visa não apenas construir a marca como empregadora, mas também impulsionar o desenvolvimento e a performance dos colaboradores, que têm um impacto direto na qualidade da jornada dos clientes.
Algumas ferramentas
Salas virtuais colaborativas
Gamificação
Estudos de caso
Sala de aula invertida
Criação de grupos e comunidades
(aprendizagem informal)
Repositórios e criação de cultura de colaboração
(para compartilhamento de conhecimento)
O foco consiste em alinhar competências, habilidades e atitudes às demandas do negócio, levando em consideração o desempenho que os colaboradores necessitarão alcançar.
Desde a identificação das necessidades até a implementação das trilhas de aprendizagem, é possível criar conjuntamente as soluções mais eficazes tanto para os colaboradores quanto para a organização.
Tutoria (detalhamento)
A Tutoria tem como propósito oferecer orientação técnica e direcionamento profissional ao longo de uma trilha especialista, com acompanhamento durante 6 meses. Para aqueles que já possuem experiência em design ou conteúdo, o período de desenvolvimento pode ser reduzido para cerca de 2 meses.
Essa imersão acelerada não apenas contribui para a construção ou aprimoramento de habilidades técnicas, mas também para o desenvolvimento de habilidades comportamentais desejáveis para o desenvolvimento autônomo, ao mesmo tempo que instrui sobre a importância de manter uma postura de aprendizagem contínua ao longo de toda a vida.
Como funciona?
-
Primeira semana de ambientação, contextualização e mapeamento de afinidades e linhas potenciais de desenvolvimento criativo, a partir de exercícios
-
Desenho de plano de desenvolvimento individual após conclusão do mapeamento e construção de matrizes norteadoras
-
Aplicação de plano de ação e ajustes de rota até o final do primeiro mês para completa adaptação
-
Para não designers: conversas individuais e em grupo para acompanhamento diário de resolução de problemas durante os próximos 5 meses com desafios em projetos reais e/ou simulações de casos críticos
-
Para designers: orientação e ajustes de performance diários, durante 4 semanas adicionais e acompanhamento pontual com redução gradativa (de diário a semanal, quinzenal, mensal e bimestral)
Nenhuma formação existente no mercado contempla esse cuidado personalizado para as necessidades de cada indivíduo. É um investimento valioso de carreira com excelente retorno financeiro.